domingo, 10 de janeiro de 2010

Expedição pela maior praia do mundo!! Em construção...





A Expedição Litoral Sul - Brasil/Uruguai iniciou-se no dia 26 de março em Pelotas finalizando-se em Santa de Vitória do Palmar no dia 1 de abril.
Planejada por 4 estudantes de Biologia da Universidade Federal de Pelotas, Alexandre Schneid Neutzling, Fernando Jacobs, Géferson Kaster Garcez, Rômulo Cenci (eu) com finalidade de conhecer o extremo sul do litoral sul-riograndense.
Partimos do Cassino passando pela foz do Arroio Chuí até o Fortaleza de Santa Tereza no Uruguai. Antes de começar a descrever o diário dessa magnificante viagem, primeiramente precisamos falar que concerteza é uma viagem que vale muito a pena fazer, pois é um lugar conhecido por poucos, além de pouco estudado, extremamente lindo, com várias curiosidades o que pede que se planeje esta viagem para ficar mais tempo e curtir a paisagem, que deslumbra uma biodiversidade incrível, a qual esta a disposição de descobertas ocultas nesse recanto inexplorado do Rio Grande do Sul (note-se que em alguns trechos não se pode acampar).

Antes de tudo lembre-se de comprar todos os mantimentos extremamente necessários, não levar muita roupa, a menos que esteja no inverno, levar coisas que tenham mais de uma utilidade, pois quanto maior o peso mais difícil é de pedalar na areia, a qual é fofa em muitos trechos mesmo chovendo (processo que poderia assentar e compactar a areia). pegamos estas partes de difícil travessia ocasionando em perda de muito tempo chegando a um extremo para todos.

Deve ser dada muita atenção ao ajuste da bagagem, antecedente a partida da viagem, tem de se certificar que esteja realmente firme, para isso compre elásticos e mais alguns de reserva, pois são extremamente úteis, além de perder muitos no caminho.

Levamos cada um o que tínhamos de equipamentos, porém melhoramos nas bicicletas com bagageira, algumas manutenções como trocas de parafusos enferrujados, passagem de óleo, além de levar ferramentas é claro, usamos mochilona de garupa, mochilas normais de viagem, 2 barracas, colchão inflável, saco de dormir, colchão fino, plásticos e lonas para cobrir as coisas, capa de chuva, ... , uma panela (17 reais) e a máquina fotográfica que o Fernando também levou para tirar fotos da viagem. Saímos com 10 litros de água já de começo.

3 comentários:

  1. Tá, e os créditos da fotógrafa que acordou cedíssimo da manhã pra apoiar a partida dos aventureiros e tirar fotos muito boas?!
    E que fez até mapa plastificado para que não se perdessem na reta da praia? Com direito a desenho das bicicletas e tudo mais? IUAHIAUHIUAHIU Aliás esse merece estar entre uns dos mais importantes acessórios pra expedições ;)
    Espero que não parem por aí com as expedições.Já está na hora de marcar outra pras estas férias ;) Orgulho de vocês
    ;@

    ResponderExcluir
  2. muito legal a expedição de vocês!
    o esforço deve ter sido bem gratificante..

    ResponderExcluir